domingo, 1 de junho de 2008

Viagem à Terra da Garoa. Início de minha jornada de Educador Popular

Cheguei em São Paulo em maio de 1998, vindo do Triângulo Mineiro, na rota de contra mão das "Curvas do Rio" de Elomar Figueira. Sem a família que já era grande (Ana, Lua e Amora), e cuja ausência me deixava muito nostálgico e que junto com o frio aumentava ainda mais minha sensação de solidão, o que me fazia chorar muito pelas ruas, quando caminhava. E foram muitas e longas caminhadas, primeiro porque não tinha dinheiro para o ônibus ou metrô (que era ainda mais caro) e porisso andava a pé. No pé um bom companheiro, uma botina estradeiro da kildare com solado de pneu de caminhão que me levou por quatro meses todos os dias da semana ao INSS do Belenzinho, da Alameda Campinas (na região da Paulista) até a Ponte da Vila Maria (na marginal Tietê) - não podia dispensar recursos para o transporte pois meu salário era muito baixo e mal dava para as despesas da família que ficara. O trabalho, um desafio. Instrutor de jardinagem para tres públicos bem especiais: pessoas que estavam sob condições de acidente de trabalho e precisavam aprender um novo ofício, portadores de deficiências e soropositivos. Até então minha relação com público tinha sido de servidor público federal, Estadual e Municipal(IBGE, CEPA/RO e Prefeitura de Uberlândia) sempre relacionado a atividades da Agronomia e do Meio Ambiente. Logo percebí que meu novo universo era completamente diferente. Meu público era realmente ESPECIAL, eram histórias de vida que se apresentavam para mim com muita força. Eram pessoas extremamente sensibilizadas pelo desenrolar de suas vidas, suas frustações, suas ansiedades e suas carências. Não sei bem como, mas a medida que fomos desenvolvendo o trabalho com essas pessoas (nessa pequena equipe éramos um agrônomo, uma professora primária - Ivonete e uma psicóloga - Eliane. As duas participavam também do curso de panificação, com a Instrutora D. Edna) percebemos que de fato poderíamos fazer alguma diferença para o resto das nossas e das vidas delas. A dedicação e o entusiamo com que nossos alunos participaram dessa formação se traduziu ao final do curso em um prêmio nacional: TOP Ecologia 1998 da ADVMB, pelo Projeto Jardins da parceria entre as instituições que eram mantenedoras do projeto, o Centro de Habilitação Promove e Unibanco Ecologia. Para mim dessa experiência ficou pro resto de meus dias as lembranças fortes dos meus alunos se ajudando a construírem um belo jardim no CAT do Belenzinho: da limpeza do terreno, da seneadura do gramado e das floríferas que enfeitaram os canteiros, da cerca feita com caixotes de uva, da área de circulação feita com restos de construção, da pracinha dentro do jardim com a mesa de carretel de madeira de cabos elétricos, do lago, da casa de passarinhos e do incrível canteiro de girassóis que encheu de cor e alegria nossos olhos, minha vida e aquele local cinza, pequenas obras erguidas por esses guerreiros excluídos: seu Manoel Messias, seu José Argolo, seu Tadeu, D. Vitória, Luís Fernando e Luís Fernando, Anderson, Juliano, Patrícia e Solange e outros trinta e poucos participantes nos turnos da manhã e da tarde. Ao final do curso um pequeno grupo resolveu formar uma associação de produtores de plantas ornamentais e eu fui convidado a expandir o Projeto nos circos-escola da Vila Remo (zona oeste) e da Vila Penteado (zona norte). Nesses locais trabalhando agora com jovens em situação de risco social, sendo então o início de minhas experiências nas periferias da Grande São Paulo.

Um comentário:

Compromisso na produção de fotografias disse...

Meu velho e grande amigo! Que felicidade lhe encontrar aqui! Depois de ter deixado as Minas com os olhos cheios d´agua, estou estacionado nessa terra de linhas retas e tempo seco. Não que seja feia, nem ruim, é que os morros das Minas me faz sentir saudade e a garoa que te abençoa, nessa terra maluca, me faz sentir inveja.
Dizer: Parabens! É pouco e lugar comum para você.
Ficarei feliz com um retorno seu.
Um grande abraço a você e às meninas!
Laycer Tomaz
laycer@ig.com.br