quinta-feira, 22 de maio de 2008

Manual do Jardineiro

O jardineiro

A jardinagem é uma prática exercida pelo homem a milhares de anos, que exige o conhecimento básico de técnicas agrícolas e botânicas, utilizadas para o plantio e manutenção dos jardins.
No exercício da função de jardineiro, se faz necessário que o candidato além do conhecimento das técnicas de jardinagem saiba fazer o estudo de custos, plano de manutenção (agenda do jardim) e organização do trabalho.
São variados os atributos de um jardineiro, um misto de técnica, arte e magia que combina formas e texturas junto com manifestações e sinais das plantas e dos vários fatores do ambiente.
Para uma boa formação, o jardineiro deverá basear seu estudo na busca das competências básicas ao seu trabalho, que deverá ser pautado na descoberta do mundo científico, na prática de trabalho buscando habilidades e no estabelecimento dos valores necessários ao exercício de sua função.
A jardinagem como atividade profissional vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Tanto os profissionais em atuação percebem a importância de uma educação profissional continuada, quanto os que querem atuar no segmento buscam as competências necessárias ao exercício da profissão de jardineiro.
Dentre as várias manifestações da jardinagem, como a floricultura, a produção de plantas ornamentais, arranjos florísticos e o paisagismo, dentre várias outras, a manutenção de jardins ainda é o maior desafio, pois aí é que se confronta o sonho da paisagem construída com a manutenção das características desejadas para o jardim, ou seja, o que se propôs para o projeto de jardim apresenta as condições de sustentação das características ambientais e paisagísticas?





Nenhum comentário: