quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Manipuera da mandioca



Lixo ou riqueza desperdiçada?


MANIPUERA
A manipuera - ácido cianídrico, produto venenoso da raiz da mandioca - é o resíduo que sobra de seu descascamento, produto de sua espremedura. Também conhecida como manayba na Região Norte do Brasil. Para se extrair a manipuera é necessário o uso de uma prensa, como o tipiti ou outro tipo e dela se retira o carimá, no linguajado popular, goma ou polvilho. Manipuera, o prefixo mani (o nome da menina da lenda da criação por Tupã da planta da mandioca), o sufixo puera (tem o significado de ruim) = a parte ruim da mandioca.
De excelente aproveitamento e com grande valor nutritivo, pode ser utilizado na alimentação animal de bovinos, suínos e na piscicultura. Também é usado como matéria prima para defensivo agrícola natural. Utilizada na culinária em temperos de carnes, peixes e aves na forma de tucupi.
Jogada sem tratamento e aproveitamento compromete a qualidade do ambiente quando exala fortes odores e contamina fontes e cursos d'água.

As casas de farinha e fábricas de goma e biscoitos podem contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente instalando equipamentos para o tratamento e aproveitamento da manipuera agregando-lhe valores sócio-ambientais como a geração de renda e oportunidade de trabalho para as comunidades, ao destinar corretamente a manipuera que geram.


Fotos: alexandredocerrado

Nenhum comentário: